Há quanto tempo já pensas em engravidar mas o medo e a ansiedade em relação ao parto surgem sempre na tua mente?

Ou tu que estás grávida sentes algum medo? Por exemplo medo da dor, medo do desconhecido, medo de não ser respeitada, medo de não ser capaz, etc, etc, etc… Medo do parto!

Estes estados de ansiedade e medo levam a mulher a um estado de stress- O stress leva a mulher a entrar num ciclo de stress-tensão. Se ela não encontrar ferramentas para reduzir ou fazer desaparecer este ciclo, ela irá caminhar para várias alterações físicas, emocionais, hormonais e energéticas que impactaram de forma negativa na sua fertilidada, gravidez, parto e pós-parto.

Tudo isto, estas emoções, sentimentos, angustias e ansiedades são mais comuns do que tu possas imaginar. Algumas mulheres estão de tal foma assoberbadas com estes sentimentos que muitas vezes não conseguem sequer engravidar.

Nas grávidas, começam a surgir ameaças de parto prematuro, bebés com atraso de crescimento ou ainda bebés que se mantêm sentados, não adotando a posição ideal para o nascimento – Posição cefálica.

Outras mulheres, por causa do medo e do stress, têm partos arrastados e dolorosos- experiências negativas.

Então neste universo da maternidade apenas variam os medos de mulher para mulher, e até mesmo de homem para homem (de futuro papá para futuro papá).

Provavelmente o que mais desejas é ter “uma horinha pequenina”. Ou como dizia uma grávida que eu acompanhei na gravidez e preparei para o Parto: “Quero um quarto de hora pequenino!” e teve-o!

Isto normalmente significa que desejas que o teu parto seja rápido, confortável e seguro – Uma experiência de parto positiva.

ENTÃO O QUE É UMA EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA?

Quando perguntas a alguém, que teve um bebé há pouco tempo, como foi o parto, e ela responde:

Foi fantástico, correu tudo bem, não foi exatamente como eu idealizei mas, os profissionais de saúde foram espetaculares, práticas humanizadas…muitos sorrisos e felicidade

 

Isto é a experiência de parto positiva de uma mamã, de um bebé, e muito provavelmente de um papá. Uma experiência de parto em que as memórias serão sempre as de um momento de verdadeiro poder pessoal, onde a mulher utiliza toda a tua sabedoria feminina, toda a tua sabedoria de parir, onde ela se conecta com o seu corpo maravilhoso, que esta a trabalhar para trazer o teu bebé até ela.

Uma experiência onde a mulher se conecta com o seu bebé, sentindo o que ele precisa para conseguir atravessar a sua pelve e chegar ao exterior onde ela o espera de braços abertos e de coração a transbordar de amor.

Mas uma experiência de parto positivo é ainda mais abrangente no sentido de ser também uma experência que vai para além de um parto rápido confortável e seguro, ela inclui também uma gravidez tranquila, feliz, saudável, e um pós-parto positivo e de sucesso.

COMO PODES CONQUISTAR UMA EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA?

A forma mais eficaz de conseguires a tua experiência de parto positiva é através de uma preparação para o parto com hypnobirthing.

Mais eficaz ainda é através do curso de preparação para o parto com hypnobirthing que eu criei.

 

 

” Caminhada para a tua Experiência de Parto Positiva”

 

Uma caminhada onde grávidas e bebés (e papás), libertam-se dos medos relacionados com o parto e partilham a tranquilidade e a calma.

ENTÃO O QUE É O HYPNOBIRTHING?

É uma técnica de Preparação para o parto que ensina a grávida a trabalhar a mente e o corpo, libertando-a dos MEDOS E ANSIEDADES relacionados com a gravidez, o parto e o pós-parto.

O Hypnobirthing usa ferramentas que ajudam a grávida a conectar-se com o seu bebé e consigo mesma, desenvolvendo a capacidade de reconhecer as suas necessidades e as dele durante todo o processo de gravidez e parto.

Cria na grávida a capacidade de aceder à sua sabedoria de parir, tornando-a mais consciente, mais poderosa, mais capaz de fazer nascer o seu bebé.

Esta técnica de preparação para o parto, permite à mamã e ao bebé continuarem a usufruir das ferramentas adquiridas, durante o pós-parto, permitindo-lhes uma experiência mais tranquila, maior qualidade de sono e descanso, melhor adaptação às novas rotinas e com mais sucesso na amamentação.

 

QUANDO INICIAR A PREPARAÇÃO COM HYPNOBIRTHING?

 

Deves iníciar a preparação para o parto com Hypnobirthing assim que souberes que estás grávida.

As ferramentas que o Hypnobirthing disponibiliza são de uso imediato, e começando o seu trabalho sobre a mente e sobre o corpo da grávida.

 

COMO SE SENTEM DURANTE A GRAVIDEZ AS GRÁVIDAS QUE SE PREPARAM COM HYPNOBIRTHING?

Durante a gravidez iniciamos um trabalho maravilhoso dirigido não só ao corpo físico mas também ao corpo mental, respiratório e energético da grávida.

No meu curso com Hypnobirthing está presente a prática de Yoga o que facilita toda a comunicação da grávida com a sua Consciência, o seu Eu e com o seu bebé.

Trabalhar a mente da grávida – Medos, dogmas, ideias pré-concebidas acerca do parto e de tudo que envolve a maternidade e a parentalidade de forma negativa, são a forma como a sua mente perceciona este tema. Foi ela, em alguma altura da sua vida, que criou estes valores e definiu o que a amedronta e limita.

 

Para além destas condicionantes da mente temos agora a variável – o cérebro de grávida, que é uma coisa real, uma vez que a parte do seu cérebro, chamado o cérebro reptiliano responsável pelos instintos e o seu cérebro emocional responsável pelas suas emoções estão agora bastante ativos e detrimento do cérebro racional.

Isto faz com que a grávida esteja mais “emocional” e com “as emoções à flor da pele”.

    • É assim que ela consegue conecta-se tão profundamente consigo e com o seu bebé.

    • É assim que os instintos maternos se desenvolvem e ela consegue perceber o que é melhor para si e para o seu bebé.

É normal que os seus medos, ansiedades e preocupações estão mais exacerbados, que fique mais alerta, e magoada com algumas frases que lhe dizem que se não estivesse grávida não lhe fariam qualquer confusão ou sentimentos de tristeza.

A grávida, que não quer deixar o medo e a ansiedade fazerem parte desta sua experiência maravilhosa de vida, terá de encontrar uma nova forma de estar, de pensar e de agir através de ferramentas que irão desconstruir e reformatar a sua mente, pois só assim ela encontrará a confiança e a tranquilidade.

Trabalhar o corpo físico da grávida – Grávidas que iniciam a sua preparação para o parto com hypnobirthing mesmo estando já, no terceiro trimestre conseguem reduzir e mesmo evitar os famosos desconfortos desta fase.

Muitas mulheres sentem-se desconfortáveis pela alteração da sua figura física.

Algumas têm dificuldade em acreditar que o seu corpo ser capaz de manter em segurança um bebé ou ainda temem que o seu corpo não será de faze-lo nascer.

Através do método que desenvolvi, a grávida inícia uma preparação física capaz de libertar o seu corpo das tensões musculares, de aumentar o espaço para o seu bebé, reduzindo a pressão que este faz ao crescer sobre os órgãos abdominais, torácicos e pélvicos da mãe.

Ela irá preparar o períneo para evitar lacerações e reduzir a necessidade de uma episiotomia.

Através dos exercíios físicos ela consegue aliviar os efeitos da hormona Relaxina, que atua nas articulações e na verdade em todo o corpo, hidratando as articulações agora cheias de uma, e melhorando o seu sistema vascular, o aparelho gastrointestinal, e ainda melhora o sono e o apetite.

 

Trabalhar o corpo respiratório da grávida-Através da respiração consciente a grávida aumenta a sua capacidade respiratória, melhorando a sua oxigenação e a do seu bebé.

Ela torna-se mais consciênte do seu corpo, das suas necessidades, aumneta a sua capacidade respiratória e reduz a ansiedade.

Trabalhar o corpo energético da grávida– Através do relaxamento guiado e das meditações, limpamos crenças, e aprendem a relaxar e a confiar.

A componente do Yoga permite-me desbloquear e energizar os chakras da grávida, pois possuem uma importancia vital na harmonia da gravidez e do parto.

 

COMO SE SENTEM AS GRÁVIDAS QUE SE PREPARAM COM HYPNOBIRTHING NOS DIAS QUE ANTECEDEM O PARTO?

 

 

 

As grávidas que decidem preparar-se para o parto com Hypnobirthing conseguem estar tranquilas, saudáveis e confiantes.

Elas adquirem conhecimentos e ferramentas para uma gravidez feliz e para o dia do parto. As grávidas que se preparam com Hypnobirthing chegam à altura próxima do dia do parto entusiasmadas, curiosas, e excitadas para finalmente pôr em prática o que aprenderam. Isto irá garantir que durante o parto conseguindo relaxar, respirar, encontrar as posições mais confortáveis, e desligar a mente.

COMO SE SENTEM AS GRÁVIDAS QUE SE PREPARAM COM HYPNOBIRTHING NO DIA DO PARTO?

As grávidas que se preparam com o Hypnobirthing desligam a mente, confiando, transcendendo, pois só assim é que a grávida consegue “entrar no seu parto“, ouvir o seu corpo e o seu bebé, visualizar o interior da sua pelve e sentir o seu bebé a progredir no canal de parto, podendo assim dar-lhe indicações e mensagens de confiança.

Quando a grávida relaxa e confia, ela consegue libertar as hormonas do parto, em quantidades exatas, para manter o seu trabalho de parto eficaz do início ao fim.

Desta forma não só terá um parto rápido, confortável e seguro, mas também um pós-parto tranquilo e de sucesso, uma vez que este bebé desenvolveu-se num ambiente tranquilo e harmonioso, recebendo mensagens de amor e confiança.

PORQUÊ ESTE MÉTODO FUNCIONA NA GRAVIDEZ, NO PARTO E NO PÓS-PARTO?

Porque a gravidez, o parto e o pós-parto não se separam!

A forma como nós vivenciamos cada um destes períodos, vai definitivamente ter influência, de forma positiva (ou negativa) no sucesso de cada um deles.

Quando a tua gravidez decorre sem medos, sem stress, com atividade física, com aquisição de conhecimentos, e programando as tuas escolhas para o parto – Plano de Parto – para além de garantires uma gravidez feliz e saudável e um perfeito desenvolvimento e crescimento do teu bebé, tu crias todas as condições para que tu e o teu bebé possam de uma forma plena sem traumas, parir e nascer.

Assim deverás criar as condições necessárias para uma experiência de parto positiva.

Durante o trabalho de parto de uma mamã preparada com o Hypnobirthing o seu bebé também sente a rapidez e o conforto do seu nascimento, sem medos.

Chegado ao colo da sua mãe, sente a sua pele e recebe através do cordão umbilical as hormonas que ela liberta ao sentir-se poderosa e feliz: endorfinas, ocitocina…

Estes bebés, que estiveram durante a gravidez, num ambiente sem stress, ou com pouco stress, beneficiam da ausência da adrenalina e do cortisol em excesso, mantendo-se mais saudáveis e mais capazes de enfrentar alguma dificuldade no início das suas vidas.

São também bebés que choram menos, dormem melhor e mamam mais eficazmente, tornando o pós-parto mais fácil para todos.

CRIAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA!

Para uma experiência de parto positiva, significa que a grávida e o seu bebé, têm de criar as condições necessárias para que tudo aconteça de forma natural e humanizada parar que possa parir, dar à luz e o teu bebé possa nascer, pois só assim, no dia do parto tu consegues: produzir as hormonas do parto.

As condições necessárias para uma experiência de parto positiva são:

    • A grávida confiar na sua habilidade de dar à luz – o seu bebé não terá medo de nascer.

    • Evitar o Ciclo MEDO-TENSÃO-DOR – para que possa manter uma correta produção hormonal.

    • Conhecer as suas competências as do bebé e as do papá.

    • Escolher onde nasce o bebé – preparar o ambiente de parto.

    • Escolher como ter o bebé – aprender tudo sobre as vantagens da verticalidade, da mobilidade e da liberdade de escolha durante o parto.

    • Criar e levar contigo o teu KIT OCITOCINA.

COMO O HYPNOBIRTHING PODE AJUDAR-TE A GARANTIR ESTA PRODUÇÃO HORMONAL?

O que mantem o parto ativo é o Cocktail de hormonas do parto.

Produzir as hormonas do parto e em quantidades corretas é o que garante toda a experiência positiva, pois são as hormonas que promovem as contrações, a dilatação e a saída do bebé pelo canal de parto.

Quando esta produção hormonal não é interrompida ou reduzida, o trabalho de parto acontece de forma progressiva, eficaz e harmoniosa, o que significa que o teu útero contrai forma ritmada.

Esta contração provoca uma onda que suavemente abraça o teu bebé e o faz mergulhar pelo canal de parto. Enquanto ele é gentilmente empurrado, ele também faz pressão sobre o colo do útero, que em conjunto com as hormonas promove o seu amolecimento, a sua dilatação e a extinção do mesmo.

A onda uterina, ou a contração uterina, surge por ação da hormona ocitocina, a hormona da felicidade e do amor, e esta irá fazer com que as ondas sejam cada vez mais frequentes, mais intensas e mais duradouras até ao nascimento do bebé.

Para que possas garantir a produção do cocktail de hormonas do parto tens de preparar o teu corpo e a tua mente durante a gravidez, com o Hypnobirthing.

Durante a gravidez tu e o teu bebé deverão aprender como gerir o stress para que consigam reduzir a ansiedade e o medo, atingindo a calma e o relaxamento o que lhes oferece uma energia de confiança e segurança.

Esta confiança e segurança leva a grávida a permitir-se sentir o que está a acontecer dentro de si: o milagre de receber um ser vivo, e faze-lo desenvolver-se e crescer. Ela desta forma conseguirá usar de forma assertiva o seu cérebro de grávida , de que já falei, o que a faz sentir a responsabilidade de programar o parto e o pós-parto, garantindo que estão reunidas as condições necessárias para o parto positivo.

QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS DA MINHA PREPARAÇÃO PARA O PARTO COM HYPNOBIRTHING – Kit Ocitocina

A grávida irá construir durante o curso o seu Kit Ocitocina, que irá usar na gravidez, durante o parto e no pós-parto.

 

Desse Kit Fazem parte:

    • O Plano de Parto

    • Afirmações Positivas,

    • Meditações

    • Musicoterapia

    • Aromaterapia

    • Respirações

    • Visualizações

    • Relaxamento Guiado

    • A prática de exercício físico

    • Técnicas naturais de indução do trabalho de parto

    • Outras técnicas de controle da dor.

Estudos demonstram que o Hypnobirthing está associado a:

    • Um parto mais curto, porque trabalha em colaboração com o seu corpo, passando de 9,3 horas
      para 6,4 horas, em média, nas mães de primeira viagem e de 6,2 horas para 5,3 horas nas outras
      mães.

    • Um parto mais confortável e, por isso, com mais incidência no parto natural. 84 a 99% dos partos
      por Hypnobirthing são espontâneos, sem qualquer intervenção. No entanto, o método é para todo
      o tipo de parto e não só para parto natural.

A minha experiência com a preparação dos casais grávidos com hypnobirthing é a de que:

    • As grávidas têm partos rápidos, principalmente a fase ativa do trabalho de parto.

    • Referem maior controle da dor, conseguindo evitar a epidural (se esta for a sua vontade)

    • As grávidas apresentam mais segurança e capacidade de dialogar com os profissionais de saúde, explicitando os seus desejos e as suas dúvidas

    • Os casais conseguem definir uma estratégia de forma a escolherem o seu local de parto

    • O companheiro de parto atua eficazmente sentindo-se também ele empoderado no final da experiência

    • Em caso de indução o tempo que a grávida leva a entrar em trabalho de parto é de apenas algumas horas em vez de um dia ou dois

    • As cesarianas decorrem de forma tranquila

    • Os bebés são de forma geral tranquilos, dormem bem e adaptam-se rapidamente à amamentação.

CONCLUSÃO

Desde que iníciei o meu Projeto Nascer Natural, onde está inserido o Curso de Preparação para o Parto com Hypnobirthing da Enfª Telma Cabral, sinto-me também, tal como os casais que acompanho, cada vez mais empoderada, mais conhecedora das necessidades das grávidas e dos seus bebés.

O facto de ter optado por fazer um acompanhamento indívidual de cada casal possibilita-me encontrar novos medos, novas preocupações e isso faz-me estudar mais, ser mais capaz de ajudar cada casal e cada bebé.

Vem conhecer o meu curso “Caminhada para a tua Experiência de Parto Positiva”, que não é só um curso mas também um serviço de acompanhamento e apoio da grávida durante a gravidez e o pós-parto.

 

Autora Enfª Telma Cabral

 

 

Data: 29/03/2023