Há quanto tempo tens pensado em engravidar, mas o medo e a ansiedade em relação ao parto surgem sempre na tua mente?

Se estás grávida, sentes algum medo? Talvez o medo da dor, do desconhecido, de não seres respeitada, de não seres capaz… Medo do parto!

Esses estados de ansiedade e medo levam a mulher a um ciclo de stress-tensão. Se não encontrares ferramentas para reduzir ou eliminar esse ciclo, podes enfrentar várias alterações físicas, emocionais, hormonais e energéticas que impactarão negativamente na tua fertilidade, gravidez, parto e pós-parto.

Para as grávidas, esses medos podem levar a ameaças de parto prematuro, bebés com atraso de crescimento ou bebés que não adotam a posição ideal para o nascimento – a posição cefálica.

Outras mulheres, devido ao medo e ao stress, enfrentam partos arrastados e dolorosos, resultando em experiências negativas.

No universo da maternidade, os medos variam de mulher para mulher, e até mesmo de homem para homem (de futuro papá para futuro papá).

Tudo isto, estas emoções, sentimentos, angustias e ansiedades são mais comuns do que tu possas imaginar. Algumas mulheres estão de tal foma assoberbadas com estes sentimentos que muitas vezes não conseguem sequer engravidar.

 

 

 

 

Nas grávidas, começam a surgir ameaças de parto prematuro, bebés com atraso de crescimento ou ainda bebés que se mantêm sentados, não adotando a posição ideal para o nascimento – Posição cefálica.

 

 

 

 

Outras mulheres, por causa do medo e do stress, têm partos arrastados e dolorosos- experiências negativas.

 

 

 

 

 

 

 

Provavelmente, o que mais desejas é ter “uma horinha pequenina”. Ou como dizia uma grávida que acompanhei na gravidez e preparei para o parto: “Quero um quarto de hora pequenino!” E teve-o!

Isso normalmente significa que desejas um parto rápido, confortável e seguro – uma experiência de parto positiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTÃO O QUE É UMA EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA?

 

 

 

 

 

 

Quando perguntas a alguém, que teve um bebé há pouco tempo, como foi o parto, e ela responde:

 

 

 

 

Foi fantástico, correu tudo bem, não foi exatamente como eu idealizei mas, os profissionais de saúde foram espetaculares, práticas humanizadas…muitos sorrisos e felicidade

 

 

 

 

 

 

Isto é a experiência de parto positiva de uma mamã, de um bebé, e muito provavelmente de um papá. Uma experiência de parto em que as memórias serão sempre as de um momento de verdadeiro poder pessoal, onde a mulher utiliza toda a tua sabedoria feminina, toda a tua sabedoria de parir, onde ela se conecta com o seu corpo maravilhoso, que esta a trabalhar para trazer o teu bebé até ela.

 

 

 

 

 

 

 

Uma experiência onde a mulher se conecta com o seu bebé, sentindo o que ele precisa para conseguir atravessar a sua pelve e chegar ao exterior onde ela o espera de braços abertos e de coração a transbordar de amor.

 

 

 

 

 

 

 

Mas uma experiência de parto positivo é ainda mais abrangente no sentido de ser também uma experência que vai para além de um parto rápido confortável e seguro, ela inclui também uma gravidez tranquila, feliz, saudável, e um pós-parto positivo e de sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

COMO PODES CONQUISTAR UMA EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA?

 

 

 

 

 

 

A forma mais eficaz de conseguires a tua experiência de parto positiva é através de uma preparação para o parto com hypnobirthing.

 

 

 

 

 

 

 

Mais eficaz ainda é através do curso de preparação para o parto com hypnobirthing que eu criei.

 

 

 

 

 

 

 

” Caminhada para a tua Experiência de Parto Positiva”

Uma caminhada onde grávidas e bebés (e papás), libertam-se dos medos relacionados com o parto e partilham a tranquilidade e a calma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTÃO O QUE É O HYPNOBIRTHING?

O Hypnobirthing é uma abordagem natural, inovadora e eficaz de preparação para o parto que ensina a grávida a trabalhar o corpo e a mente de forma harmoniosa, libertando-se dos medos e ansiedades frequentemente associados à gravidez e ao parto.

Através de técnicas de relaxamento profundo, respiração consciente, visualizações guiadas, meditações e afirmações positivas, o Hypnobirthing promove uma gravidez mais serena e ajuda a construir uma experiência de parto mais tranquila, confortável e empoderadora. Esta metodologia baseia-se na compreensão do ciclo medo–tensão–dor e na premissa de que, ao eliminar o medo, o corpo pode funcionar de forma mais natural e eficaz.

O objetivo é que a mulher possa vivenciar o parto com confiança, calma e segurança, promovendo um nascimento tranquilo e positivo para o seu bebé -uma verdadeira experiência de parto positiva.”

 

 

 O Hypnobirthing usa ferramentas que ajudam a grávida a conectar-se com o seu bebé e consigo mesma, desenvolvendo a capacidade de reconhecer as suas necessidades e as dele durante todo o processo de gravidez e parto.

 

 

Cria na grávida a capacidade de aceder à sua sabedoria de parir, tornando-a mais consciente, mais poderosa, mais capaz de fazer nascer o seu bebé.

 

 

 

 

Esta técnica de preparação para o parto, permite à mamã e ao bebé continuarem a usufruir das ferramentas adquiridas, durante o pós-parto, permitindo-lhes uma experiência mais tranquila, maior qualidade de sono e descanso, melhor adaptação às novas rotinas e com mais sucesso na amamentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUANDO INICIAR A PREPARAÇÃO COM HYPNOBIRTHING?

 

 

 

 

 

 

Deves iníciar a preparação para o parto com Hypnobirthing assim que souberes que estás grávida.

 

 

 

 

As ferramentas que o Hypnobirthing disponibiliza são de uso imediato, e começando o seu trabalho sobre a mente e sobre o corpo da grávida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO SE SENTEM DURANTE A GRAVIDEZ AS GRÁVIDAS QUE SE PREPARAM COM HYPNOBIRTHING?

 

 

 

 

 

 

Durante a gravidez iniciamos um trabalho maravilhoso dirigido não só ao corpo físico mas também ao corpo mental, respiratório e energético da grávida.

 

 

 

 

No meu curso com Hypnobirthing está presente a prática de Yoga o que facilita toda a comunicação da grávida com a sua Consciência, o seu Eu e com o seu bebé.

 

 

 

 

Trabalhar a mente da grávida – Medos, dogmas, ideias pré-concebidas acerca do parto e de tudo que envolve a maternidade e a parentalidade de forma negativa, são a forma como a sua mente perceciona este tema. Foi ela, em alguma altura da sua vida, que criou estes valores e definiu o que a amedronta e limita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para além destas condicionantes da mente temos agora a variável – o cérebro de grávida, que é uma coisa real, uma vez que a parte do seu cérebro, chamado o cérebro reptiliano responsável pelos instintos e o seu cérebro emocional responsável pelas suas emoções estão agora bastante ativos e detrimento do cérebro racional.

 

 

 

 

 

 

 

Isto faz com que a grávida esteja mais “emocional” e com “as emoções à flor da pele”.

 

 

 

 

 

 

 

 

    • É assim que ela consegue conecta-se tão profundamente consigo e com o seu bebé.

 

 

 

 

 

 

    • É assim que os instintos maternos se desenvolvem e ela consegue perceber o que é melhor para si e para o seu bebé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É normal que os seus medos, ansiedades e preocupações estão mais exacerbados, que fique mais alerta, e magoada com algumas frases que lhe dizem que se não estivesse grávida não lhe fariam qualquer confusão ou sentimentos de tristeza.

 

 

 

 

 

 

 

A grávida, que não quer deixar o medo e a ansiedade fazerem parte desta sua experiência maravilhosa de vida, terá de encontrar uma nova forma de estar, de pensar e de agir através de ferramentas que irão desconstruir e reformatar a sua mente, pois só assim ela encontrará a confiança e a tranquilidade.

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhar o corpo físico da grávida – Grávidas que iniciam a sua preparação para o parto com hypnobirthing mesmo estando já, no terceiro trimestre conseguem reduzir e mesmo evitar os famosos desconfortos desta fase.

 

 

 

 

 

 

 

Muitas mulheres sentem-se desconfortáveis pela alteração da sua figura física.

 

 

 

 

 

 

 

Algumas têm dificuldade em acreditar que o seu corpo ser capaz de manter em segurança um bebé ou ainda temem que o seu corpo não será de faze-lo nascer.

 

 

 

 

 

 

 

Através do método que desenvolvi, a grávida inícia uma preparação física capaz de libertar o seu corpo das tensões musculares, de aumentar o espaço para o seu bebé, reduzindo a pressão que este faz ao crescer sobre os órgãos abdominais, torácicos e pélvicos da mãe.

 

 

 

 

 

 

 

Ela irá preparar o períneo para evitar lacerações e reduzir a necessidade de uma episiotomia.

 

 

 

 

 

 

 

Através dos exercíios físicos ela consegue aliviar os efeitos da hormona Relaxina, que atua nas articulações e na verdade em todo o corpo, hidratando as articulações agora cheias de uma, e melhorando o seu sistema vascular, o aparelho gastrointestinal, e ainda melhora o sono e o apetite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhar o corpo respiratório da grávida-Através da respiração consciente a grávida aumenta a sua capacidade respiratória, melhorando a sua oxigenação e a do seu bebé.

 

 

 

 

Ela torna-se mais consciênte do seu corpo, das suas necessidades, aumneta a sua capacidade respiratória e reduz a ansiedade.

 

 

 

 

Trabalhar o corpo energético da grávida– Através do relaxamento guiado e das meditações, limpamos crenças, e aprendem a relaxar e a confiar.

 

 

 

 

A componente do Yoga permite-me desbloquear e energizar os chakras da grávida, pois possuem uma importancia vital na harmonia da gravidez e do parto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO SE SENTEM AS GRÁVIDAS QUE SE PREPARAM COM HYPNOBIRTHING NOS DIAS QUE ANTECEDEM O PARTO?

 

 

 

 

 

 

As grávidas que decidem preparar-se para o parto com Hypnobirthing conseguem estar tranquilas, saudáveis e confiantes.

 

 

 

 

Elas adquirem conhecimentos e ferramentas para uma gravidez feliz e para o dia do parto. As grávidas que se preparam com Hypnobirthing chegam à altura próxima do dia do parto entusiasmadas, curiosas, e excitadas para finalmente pôr em prática o que aprenderam. Isto irá garantir que durante o parto conseguindo relaxar, respirar, encontrar as posições mais confortáveis, e desligar a mente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO SE SENTEM AS GRÁVIDAS QUE SE PREPARAM COM HYPNOBIRTHING NO DIA DO PARTO?

 

 

 

 

 

 

As grávidas que se preparam com o Hypnobirthing desligam a mente, confiando, transcendendo, pois só assim é que a grávida consegue “entrar no seu parto“, ouvir o seu corpo e o seu bebé, visualizar o interior da sua pelve e sentir o seu bebé a progredir no canal de parto, podendo assim dar-lhe indicações e mensagens de confiança.

 

 

 

 

Quando a grávida relaxa e confia, ela consegue libertar as hormonas do parto, em quantidades exatas, para manter o seu trabalho de parto eficaz do início ao fim.

 

 

 

 

Desta forma não só terá um parto rápido, confortável e seguro, mas também um pós-parto tranquilo e de sucesso, uma vez que este bebé desenvolveu-se num ambiente tranquilo e harmonioso, recebendo mensagens de amor e confiança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORQUÊ ESTE MÉTODO FUNCIONA NA GRAVIDEZ, NO PARTO E NO PÓS-PARTO?

 

 

 

 

 

 

Porque a gravidez, o parto e o pós-parto não se separam!

 

 

 

 

A forma como nós vivenciamos cada um destes períodos, vai definitivamente ter influência, de forma positiva (ou negativa) no sucesso de cada um deles.

 

 

 

 

Quando a tua gravidez decorre sem medos, sem stress, com atividade física, com aquisição de conhecimentos, e programando as tuas escolhas para o parto – Plano de Parto – para além de garantires uma gravidez feliz e saudável e um perfeito desenvolvimento e crescimento do teu bebé, tu crias todas as condições para que tu e o teu bebé possam de uma forma plena sem traumas, parir e nascer.

 

 

 

 

Assim deverás criar as condições necessárias para uma experiência de parto positiva.

 

 

 

 

Durante o trabalho de parto de uma mamã preparada com o Hypnobirthing o seu bebé também sente a rapidez e o conforto do seu nascimento, sem medos.

 

 

 

 

Chegado ao colo da sua mãe, sente a sua pele e recebe através do cordão umbilical as hormonas que ela liberta ao sentir-se poderosa e feliz: endorfinas, ocitocina…

 

 

 

 

Estes bebés, que estiveram durante a gravidez, num ambiente sem stress, ou com pouco stress, beneficiam da ausência da adrenalina e do cortisol em excesso, mantendo-se mais saudáveis e mais capazes de enfrentar alguma dificuldade no início das suas vidas.

 

 

 

 

São também bebés que choram menos, dormem melhor e mamam mais eficazmente, tornando o pós-parto mais fácil para todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRIAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA!

 

 

 

 

 

 

Para uma experiência de parto positiva, significa que a grávida e o seu bebé, têm de criar as condições necessárias para que tudo aconteça de forma natural e humanizada parar que possa parir, dar à luz e o teu bebé possa nascer, pois só assim, no dia do parto tu consegues: produzir as hormonas do parto.

 

 

 

 

As condições necessárias para uma experiência de parto positiva são:

 

 

 

 

 

    • A grávida confiar na sua habilidade de dar à luz – o seu bebé não terá medo de nascer.

    • Evitar o Ciclo MEDO-TENSÃO-DOR – para que possa manter uma correta produção hormonal.

    • Conhecer as suas competências as do bebé e as do papá.

    • Escolher onde nasce o bebé – preparar o ambiente de parto.

    • Escolher como ter o bebé – aprender tudo sobre as vantagens da verticalidade, da mobilidade e da liberdade de escolha durante o parto.

    • Criar e levar contigo o teu KIT OCITOCINA.

 

 

 

 

 

 

COMO O HYPNOBIRTHING PODE AJUDAR-TE A GARANTIR ESTA PRODUÇÃO HORMONAL?

 

 

 

 

 

 

O que mantem o parto ativo é o Cocktail de hormonas do parto.

 

 

 

 

Produzir as hormonas do parto e em quantidades corretas é o que garante toda a experiência positiva, pois são as hormonas que promovem as contrações, a dilatação e a saída do bebé pelo canal de parto.

 

 

 

 

Quando esta produção hormonal não é interrompida ou reduzida, o trabalho de parto acontece de forma progressiva, eficaz e harmoniosa, o que significa que o teu útero contrai forma ritmada.

 

 

 

 

Esta contração provoca uma onda que suavemente abraça o teu bebé e o faz mergulhar pelo canal de parto. Enquanto ele é gentilmente empurrado, ele também faz pressão sobre o colo do útero, que em conjunto com as hormonas promove o seu amolecimento, a sua dilatação e a extinção do mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A onda uterina, ou a contração uterina, surge por ação da hormona ocitocina, a hormona da felicidade e do amor, e esta irá fazer com que as ondas sejam cada vez mais frequentes, mais intensas e mais duradouras até ao nascimento do bebé.

 

 

 

 

 

 

 

Para que possas garantir a produção do cocktail de hormonas do parto tens de preparar o teu corpo e a tua mente durante a gravidez, com o Hypnobirthing.

 

 

 

 

 

 

 

Durante a gravidez tu e o teu bebé deverão aprender como gerir o stress para que consigam reduzir a ansiedade e o medo, atingindo a calma e o relaxamento o que lhes oferece uma energia de confiança e segurança.

 

 

 

 

 

 

 

Esta confiança e segurança leva a grávida a permitir-se sentir o que está a acontecer dentro de si: o milagre de receber um ser vivo, e faze-lo desenvolver-se e crescer. Ela desta forma conseguirá usar de forma assertiva o seu cérebro de grávida , de que já falei, o que a faz sentir a responsabilidade de programar o parto e o pós-parto, garantindo que estão reunidas as condições necessárias para o parto positivo.

 

 

 

 

 

 

 

QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS DA MINHA PREPARAÇÃO PARA O PARTO COM HYPNOBIRTHING – Kit Ocitocina

 

 

 

 

 

 

A grávida irá construir durante o curso o seu Kit Ocitocina, que irá usar na gravidez, durante o parto e no pós-parto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desse Kit Fazem parte:

 

 

 

 

 

    • O Plano de Parto

    • Afirmações Positivas,

    • Meditações

    • Musicoterapia

    • Aromaterapia

    • Respirações

    • Visualizações

    • Relaxamento Guiado

    • A prática de exercício físico

    • Técnicas naturais de indução do trabalho de parto

    • Outras técnicas de controle da dor.

 

 

 

 

 

 

Estudos demonstram que o Hypnobirthing está associado a:

 

 

 

 

 

 

 

 

    • Um parto mais curto, porque trabalha em colaboração com o seu corpo, passando de 9,3 horas
      para 6,4 horas, em média, nas mães de primeira viagem e de 6,2 horas para 5,3 horas nas outras
      mães.

 

 

 

 

 

 

    • Um parto mais confortável e, por isso, com mais incidência no parto natural. 84 a 99% dos partos
      por Hypnobirthing são espontâneos, sem qualquer intervenção. No entanto, o método é para todo
      o tipo de parto e não só para parto natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A minha experiência com a preparação dos casais grávidos com hypnobirthing é a de que:

 

 

 

 

 

 

 

 

    • As grávidas têm partos rápidos, principalmente a fase ativa do trabalho de parto.

 

 

 

 

 

 

    • Referem maior controle da dor, conseguindo evitar a epidural (se esta for a sua vontade)

 

 

 

 

 

 

    • As grávidas apresentam mais segurança e capacidade de dialogar com os profissionais de saúde, explicitando os seus desejos e as suas dúvidas

 

 

 

 

 

 

    • Os casais conseguem definir uma estratégia de forma a escolherem o seu local de parto

 

 

 

 

 

 

    • O companheiro de parto atua eficazmente sentindo-se também ele empoderado no final da experiência

 

 

 

 

 

 

    • Em caso de indução o tempo que a grávida leva a entrar em trabalho de parto é de apenas algumas horas em vez de um dia ou dois

 

 

 

 

 

 

    • As cesarianas decorrem de forma tranquila

 

 

 

 

 

 

    • Os bebés são de forma geral tranquilos, dormem bem e adaptam-se rapidamente à amamentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

 

 

 

Desde que iníciei o meu Projeto Nascer Natural, onde está inserido o Curso de Preparação para o Parto com Hypnobirthing da Enfª Telma Cabral, sinto-me também, tal como os casais que acompanho, cada vez mais empoderada, mais conhecedora das necessidades das grávidas e dos seus bebés.

 

 

 

 

 

 

 

O facto de ter optado por fazer um acompanhamento indívidual de cada casal possibilita-me encontrar novos medos, novas preocupações e isso faz-me estudar mais, ser mais capaz de ajudar cada casal e cada bebé.

 

 

 

 

 

 

 

Vem conhecer o meu curso “Caminhada para a tua Experiência de Parto Positiva”, que não é só um curso mas também um serviço de acompanhamento e apoio da grávida durante a gravidez e o pós-parto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autora Enfª Telma Cabral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: 29/03/2023