COMO SE SENTEM OS BEBÉS DO HYPNOBIRTHING NO DIA DO PARTO?

Durante o trabalho de parto de uma mãe preparada com o Hypnobirthing, o bebé sente a rapidez e o conforto do nascimento, sem medos.

Quando o bebé é colocado no colo da mãe, sente a pele da sua mãe, o seu odor e ouve novamente o bater do seu coração. Este contacto faz com que se sinta seguro, uma vez que o novo ambiente é desconhecido. Este momento é conhecido como contacto pele-a-pele.

 

A Importância do Contacto Pele-a-Pele

A importância deste contacto pele-a-pele é tornar menos assustadora a chegada a este novo mundo, pois o único lugar que o bebé conhece é o útero da sua mãe – a sua casa durante todas as semanas em que cresceu e se tornou capaz de viver no exterior.

Golden Hour: A Hora Dourada

Este contacto pele-a-pele, que ocorre durante a chamada golden hour (hora mágica ou hora dourada), permite ao bebé regularizar o seu ritmo cardíaco, respiratório e fazer a sua termo-regulação. A mulher que pariu o seu bebé de forma tranquila e positiva sente-se poderosa e feliz, libertando hormonas do amor e do bem-estar: endorfinas e ocitocina.

Estas hormonas chegam ao seu bebé até que seja feito o corte do cordão, beneficiando-o e tornando-o mais calmo e tranquilo.

Benefícios do Hypnobirthing para os bebés no pós-parto

Os bebés que passaram a gravidez num ambiente com pouco stress, cujas mães se prepararam com Hypnobirthing, beneficiam da ausência de adrenalina e cortisol em excesso, tornando-se mais saudáveis e capazes de enfrentar as primeiras dificuldades da vida extra-uterina. São bebés que tendem a chorar menos, dormir melhor e mamar de forma mais eficaz, contribuindo para um pós-parto mais tranquilo para todos.

 

Autora: Enfª Telma Cabral

26/07/24