O Yoga na Gravidez, é recomendado por médicos obstetras e parteiras, que entendem o Yoga como uma fonte de benefício para a grávida.

O Yoga promove uma melhor saúde física e mental, garantindo uma gravidez feliz e uma experiência de parto positiva.

Quando falamos nas potencialidades do Yoga na saúde física da grávida, falamos de aumento da força e do tónus muscular, da melhoria da postura e do equilíbrio.

A elasticidade e a flexibilidade que oferece a todo o sistema muscular, promovem o aumento do espaço abdominal para o bebé crescer, melhora os desconfortos relacionados com a coluna, com a pelve, capacitando-a para a experiência do parto fisiológico, onde irá manter-se de pé, andar, adotar posições, escolher como estar e como melhorar a progressão do seu bebé até ao exterior.

O Yoga tem vantagens também na estimulação das glândulas que controlam a secreção hormonal, necessária para a manutenção da gravidez, do crescimento e desenvolvimento do feto e ainda, para a quantidade exatas de hormonas especificas do dia do parto.

O Yoga é, também, facilitador de uma boa circulação sanguínea, o que beneficia a saúde de todos os órgãos maternos, que se encontram agora em maior esforço.

Os exercícios respiratórios ou Pranayama auxiliam a controlar toda a energia que vamos buscar à respiração, o Prana – Energia do Universo- criando harmonia entre o corpo e a mente.

A Respiração Consciente para além de melhorar o aporte de oxigénio, quer à grávida quer ao bebé, promove o massajar dos órgãos abdominais, uma vez que o diafragma, com a ação da respiração move-se para cima e para baixo de uma forma mais efetiva.

A massagem é fundamental uma vez que a falta de espaço abdominal, provocado pelo crescente aumento de volume do útero, obriga a que os orgãos estejam “apertados”

As potencialidades do Yoga, para a grávida, no que diz respeito à sua saúde mental/emocional, são as de permitir que ela, adquirira ferramentas que ajudam a controlar a ansiedade, própria da gravidez, resultante normalmente, do medo do parto.

Com prática do Yoga desenvolverá o controle da sua respiração e da consciência corporal.

Este controle da respiração irá permitir ter controle sobre o seu trabalho de parto, reduzindo a dor e o desconforto causado pelas contrações e pela progressão do bebé através do canal de parto.

O Yoga será também, um excelente tratamento para as alterações do sono, permitindo que a grávida descanse mais, aumentando a sensação de bem-estar quer sua quer do bebé.

Quando durante a aula a mãe convida o seu bebé a participar da sua prática e a beneficiar do seu bem-estar, está a levar até ele energia positiva, melhorando a sua saúde emocional, e com isso fortalecendo o seu sistema imunitário.

O Yoga na Gravidez promove o equilíbrio entre o corpo físico, a mente e o espírito.

Durante a gravidez é fundamental que a grávida crie um canal de comunicação entre ela e o bebé.

Toda a mulher, que engravida, aceita que um Ser se desenvolvesse no seu útero, criando uma conexão imediata entre ambos. Essa conexão é feita a um nível bem profundo.

No entanto a grávida poderá potenciar essa conexão, através da comunicação entre ambos, e que lhe permitirá ajudar o seu bebé durante a gravidez.

Através desta conexão a grávida ajudará o seu bebé a encontrar a posição ideal e no dia do parto, a progredir no canal de parto.

A comunicação com o nosso Eu interior, a prática do “Diálogo interior” é algo que o Yoga fomenta.

O Yoga na Gravidez, em particular, fomenta o “Diálogo da mãe com o bebé”

É um diálogo não só de 9 meses, mas o início de um diálogo para toda a vida.

Autor: Telma Cabral