Projeto Nascer Natural

O Projeto Nascer Natural, surge da minha experiência ao longo dos anos com casais grávidos, que me procuram, confiando em mim, para os ajudar a concretizar o seu projeto tão grandioso de uma gravidez feliz, de um parto natural, fisiológico e respeitado, e de receberem nos braços um bebé tranquilo, e saudável.

Como missão, pretendo empoderar pais para receberem “Bebés da Nova Era”, orientar a grávida a resgatar a sua “Sabedoria de Parir”, para garantir uma gravidez tranquila e harmoniosa é acomanhar a grávida na Caminhada para a sua “Experiência de Parto Positiva”. 

A criação deste projeto, surge para oferecer serviços que ajudem a criar conjunto de ferramentas práticas e teóricas, para que o casal consiga desfrutar de uma gravidez saudável, preparar-se para o dia do parto e para o pós-parto – PARA GARANTIREM UMA EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA.

Quando um casal me escolhe para juntar-me a esta sua jornada ele está a potenciar:

  • Uma gravidez feliz, tranquila e inesquecível.
  • O perfeito desenvolvimento do seu bebé.
  • Redução da dor durante o parto.
  • A garantia de um parto rápido, sem intervenções desnecessárias – EXPERIÊNCIA DE PARTO POSITIVA.
  • Diminuição do risco de cesarianas.
  • A criação de memórias inesquecíveis, deste acontecimento único tão sonhado.
  • A garantia de um pós-parto calmo e o sucesso na amamentação. .
  • A promoção do nascimento de um bebé tranquilo, física e emocionalmente saudável.

Sempre acreditei que a melhor forma de empoderar alguém, deverá ser através de conhecimentos práticos e teóricos. Esta aquisição permite planear e gerir o stress e a ansiedade.

O Projeto Nascer Natural assenta em 5 pilares:
  • O 1º Pilar deste Projeto assenta na importância de reduzir ao máximo a ansiedade da Grávida e do casal – ANSIEDADE ZERO NA GRAVIDEZ E NO PARTO. Desta forma a Mulher será capaz de manter a normal produção hormonal da gravidez, necessária para garantir o perfeito desenvolvimento e crescimento do bebé e a manutenção da gravidez. Irá também garantir a quantidade exata de hormonas no dia do parto, para que seja rápido sem necessidade de instrumentalização, ocitocina artificial ou mesmo efetuar episiotomia – O meu método é único, criado por mim, com base nas minhas competências e conhecimentos como Parteira, na minha formação em Yoga, e no Hipnoparto-Hipnobirthing da qual sou terapeuta.
  • O 2º Pilar deste Projeto é o enquadramento das suas práticas no paradigma da defesa dos direitos da grávida durante a gravidez e parto. Acredito e defendo que todas as grávidas devem ser tratadas com respeito, sem nunca lhes poder ser retirada a dignidade, privacidade, autonomia e seu poder de decisão quanto à escolha de onde, como, quando e quem irá acompanhar no seu parto.
  • O 3º Pilar assenta na minha crença de que cada gravidez não acontece por acaso e que todo o bebé escolhe a sua mãe. Esta crença fundamenta-se na minha formação como Professora de Yoga e como Terapeuta Energético, especificamente de Reiki e de Barras de Access®. A espiritualidade é para mim um pilar, pois acredito que a gravidez traz não só alterações físicas e emocionais à grávida, mas também a um nível mais íntimo, mais complexo e através destas alterações a mãe e bebé, ainda no útero, conseguem estabelecer uma relação e uma comunicação tão grandes, que facilitará o desenvolvimento do bebé e a sua saída para o mundo exterior. Acredito também no crescimento e evolução das consciências, o que nos leva às crianças atuais, as que nascem nesta época, e que têm missões especificas para a preservação do planeta e dos homens. Estas crianças ou “Seres da Nova Era” escolhem os seus pais, pois procuram famílias estruturadas e com um ambiente calmo e cheio de amor. Por outro lado os pais poderão melhorar e potenciar a saúde dos seus bebés, através da aprendizagem sobre a importância de uma gravidez saudável e de uma parentalidade consciente.
  • O 4º Pilar encontra a sua base na crença de que toda a mulher sabe parir. Que parir é uma sabedoria que trazemos de trás. Que trazemos das nossas vivências anteriores, das nossas vidas passadas. No entanto, por vezes esse conhecimento poderá estar adormecido ou mesmo escondido, pelas experiências ou dogmas que a mulher vivenciou. O meu trabalho é ajudá-la a resgatar esse conhecimento para que consiga uma Experiência de Parto Positiva”.
  •  O 5º Pilar assenta na inclusão e igualdade de géneros. A Preparação na gravidez não deve ser direcionada apenas à grávida, mas também ao companheiro(a) – O casal grávido. A gravidez e o Parto são acontecimentos fisiológicos onde o casal grávido confia no seu corpo e nos seus instintos e assume o comando da sua experiência, em parceria com profissionais que tenham a necessária sensibilidade. No pós-parto os cuidados ao recém-nascido e os cuidados à recém mamã deverão ser efetuados em parceria, o que permite uma maior vinculação do casal ao bebé e do casal entre si.

Durante a minha prática percebi a importância da inclusão de filhos do casal, que também eles esperam pela chegada de um irmão. Assim, este acompanhamento durante a gravidez, permite a participação dos futuros irmãos tornando ainda melhor esta experiência e promovendo a vinculação entre toda a família.

Acredito que qualquer gravidez deve ser acompanhada e cada parto deve ser preparado. Cada vez que uma mulher engravida, começa uma nova experiência, sem previsão do que irá acontecer, como se irá sentir (física e emocionalmente), quer na gravidez quer no parto.

O meu ponto de partida nesta aventura, que partilho com o casal, é a análise e o preenchimento em conjunto do Plano de Parto. Entendo que este é um instrumento de comunicação entre eles e toda a equipa de saúde que, para além de mim, acompanha a sua gravidez e parto, estimulando uma relação respeito e partilha, evitando por completo situações de violência obstétrica.

Outras ferramentas são a aquisição de conhecimentos sobre a gravidez, os mecanismos de trabalho de parto, o controle da dor, a importância da respiração para a redução da ansiedade, o conceito de parto em movimento e pelve livre que permitirá à mãe adotar as melhores posições que facilitem a saída do bebé. Perceber a importância do Yoga na gravidez e de algumas terapias energéticas para o combate do medo e da ansiedade.

Também as competências que o pai adquire e que lhe permite, saber ler os sinais da mãe, apoiá-la e orientá-la nos momentos certos da gravidez, do trabalho de parto, do parto e do pós-parto, proporcionando – lhe relaxamento, conforto e segurança. Permite ainda que ele sinta e perceba o que realmente pode fazer, não correndo o risco de se sentir frustrado ou excluído, levando a um afastamento do casal.

Este trabalho em equipa, para mim, promove a envolvência e a cumplicidade dos envolvidos, permitindo que o pai possa beneficiar de alterações hormonais, tal como a mãe durante a gravidez e o trabalho de parto. No pós-parto esta produção hormonal, sentida por todos, vai influenciar o comportamento do bebé, quer na sua vinculação com os pais, quer no sucesso da amamentação.

O Projeto Nascer Natural engloba uma séria de serviços que permitirão ao casal garantir que a gravidez, parto e pós-parto estejam a ser vigiados, acompanhados e orientados para a obtenção de uma Experiência Positiva durante esta fase das suas vidas.

Ajuda também o casal a adquirir ferramentas para cuidarem e nutrirem o seu bebé, quer com o entendimento do conceito de Exterogestação, quer com o Babywearing a garantia de sucesso no aleitamento materno, quer na introdução dos novos alimentos, na preparação do quarto Montessori, no controle das cólicas e no sono do seu bebé.

Tudo isto porque dispomos de uma equipa multidisciplinar que está altamente sensibilizada para trabalhar com casais grávidos e recém papás e bebés.

Veja o vídeo feito num dos hospitais portugueses onde tudo isto é possivel, parto humanizadoe e respeitado posibilitando uma Experiência de Parto Positiva, e para isto que os casais me procuram. Para adquirirem conhecimentoas e competências para este dia.

O Projeto Nascer Natural engloba uma séria de serviços que permitirão ao casal garantir que a gravidez, parto e pós-parto estejam a ser vigiados, acompanhados e orientados para a obtenção de resultados positivos durante esta fase das suas vidas.

Horários:

De acordo com as necessidades do casal.

Deverão ser solicitados através de email: enfermeiratelmacabral@gmail.com