“A sabedoria em parir é uma TATUAGEM ANCESTRAL que se se encontra em cada uma das nossas células e que nos permite perpetuar a humanidade. Poderás ler mais sobre isto no artigo A ancestralidade da sabedoria em parir.
A Sabedoria de parir é uma ARTE.
Arte significa habilidade e está intimamente relacionada com as sensações e as emoções dos indivíduos.
A sabedoria de parir é uma habilidade adquirida desde que existe vida e que garante a preservação e o desenvolvimento das espécies.
A sabedoria de parir está relacionada com as sensações e as emoções da mulher, uma vez que o seu cérebro emocional da grávida está mais ativo, permitindo que sinta e pressinta, as suas necessidades e as do seu bebé durante o trabalho de parto e parto.
Mas esta íntima ligação, entre a sabedoria de parir e as sensações e as emoções, implica que a mulher deverá estar num ambiente de parto que garanta o acesso a expressão destes sentimentos e emoções – A arte é uma forma do ser humano se expressar.
Desta forma é impossível à mulher aceder a sua sabedoria ancestral de parir se não se sentir segura, confiante, protegida e resguardada durante o seu trabalho de parto.
Para isso a mulher deverá iniciar, durante a gravidez, o processo de preparação para o seu parto, escolhendo o local, o acompanhante e as suas ferramentas, para que possa mergulhar profundamente nessa experiência.
Quando a mulher está segura e confiante ela encontra o seu caminho, a sua força, e a sua determinação e liberta as hormonas necessárias para completar sem intervenções o seu parto.
Quando a mulher se sente protegida e resguardada de perigo ela não entra em modo de sobrevivência permitindo que o seu corpo e a sua mente se unam, e trabalhem em equipa, tornando toda a experiência de parto e nascimento mais rápida e mais confortável.
Esta experiência mais rápida e confortável, é o que chamo de Expriência de Parto Positiva e podes ler mais sobre isto no artigo “Como ter uma Experiência de Parto Positiva?“
Autora Enfª Telma Cabral
Data: 05/06/2022