Projeto Yoga no Feminino

O Projeto Yoga no Feminino é um dos Projetos da Academia Telma Cabral que tem como objetivo de adequar esta prática a todas as mulheres e em todas as fases da sua vida.

O Projeto Yoga no Feminino oferece uma especialização desta prática nas áreas da Gravidez, Pós-parto e Menopausa.

O Yoga é uma ciência milenar e uma filosofia de vida que contribui para o equilíbrio entre corpo a mente e o espírito, tendo como principal objetivo a autorrealização e um estado mais elevado de consciência.

No Yoga o corpo físico é aquilo que reflete a nossa mente pois de acordo com as nossas emoções adotamos posturas e comportamentos. Assim na prática do yoga vamos trabalhar o corpo físico através das posturas ou ásanas, e conseguir assim fortalecer, purificar e equilibrar a nossa mente. Todo esse trabalho desenvolvido determina a nossa saúde e bem-estar uma vez que também sistemas internos como o endócrino o nervoso e o circulatório são tratados.

O Yoga prioriza também a respiração, sendo esta outro dos seus componentes. A respiração consciente proporciona-nos o caminho para o controle da ansiedade e para a revitalização do nosso corpo, através da melhor oxigenação dos nossos órgãos e tecidos. A essa pratica chamamos de Pranayama.

Por fim, temos a meditação. Esta tem o objetivo de fazer a conexão entre a nossa mente e o nosso corpo. Através desta conexão encontramos o nosso silencio interior que nos ajuda a obter respostas, respostas estas que já estão em nós, pois todos somos seres que trazemos muita informação no nosso íntimo. É só procurar.

O Yoga é um instrumento importante para facilitar a aceitação de novos papeis e de todas as mudanças que a vida nos trás, em qualquer idade e em qualquer contexto.

Assim através do Projeto Yoga no Feminino elaborei as minhas aulas de yoga tendo em conta não só a minha formação em Yoga, mas também a minha formação e experiência com grávidas, mamãs e mulheres em menopausa.

Criei um Projeto onde incorpora 3 modelos distintos: gravidez, pós-parto e aos 50+ (Menopausa)- Projeto Yoga no Feminino

Este Projeto pretende intervir nestas 3 fases tão importantes das nossas vidas, onde corpo, mente e espírito precisam mais do que nunca de estarem saudáveis e equilibrados.

 

1 PROJETO – 3 MODELOS

O YOGA NA GRAVIDEZ

Enquanto parteira aliei os meus conhecimentos nesta área aos do Yoga de forma a criar aulas que pudessem ajudar todas as mulheres grávidas mesmo as que nunca tivessem praticado Yoga.

É muito frequente o facto de uma mulher apenas se interessar pelo Yoga nesta fase da sua vida. A gravidez provoca-lhe a sensação de que é necessário algo especial, algo que possa simultaneamente cuidar da sua saúde física e conecta-la com a gravidez e com o bebé.

Eu facilito a criação desta conexão entra as mamãs e os seus bebés, através da respiração, da meditação e do relaxamento que o Yoga oferece.

Esta conexão permite a troca de pensamentos, sensações e energias, que possibilitam o diálogo entre ambos, tornando-se uma excecional ajuda para o posicionamento do bebé quer na gravidez quer durante o desenrolar do trabalho de parto.

Através da prática do Yoga convidas o teu bebé a participar na tua energia de bem-estar e relaxamento o que garante que ambos mantem os níveis de stresse e ansiedade reduzidos. Isto irá garantir uma gravidez saudável e um bom desenvolvimento do feto.

O trabalho que fazemos com o corpo além de garantir a gravida o bem-estar físico também garante um bom desempenho durante o trabalho de parto, que deverá ser preferencialmente a movimentar-se e a adotar posições.

Como o trabalho do Yoga se estende à mente, medos relacionados com todas a s fases da gravidez e parto são também ultrapassados, pois desenvolvemos um quadro mental de força, estabilidade, equilíbrio, que a mulher será capaz de acreditar em si e na sua capacidade de parir e ser mãe.

Através do Yoga a gravida descobrira o foco e o relaxamento necessários para o controle da dor durante o trabalho de parto.

Como todo o sistema endócrino também é envolvido na cura através do yoga podemos potenciar a produção hormonal para o dia do parto e em doses necessárias que garantam partos rápidos sem necessidade de intervenções- ocitocina, endorfinas, prolactina, entre outras.

É muito importante que a grávida não esteja apenas grávida, mas que vivencie toda esta experiência pois estar grávida não é apenas ter um bebé a crescer na barriga, estar grávida é viver uma completa e explosiva transformação de todo o nosso ser.

YOGA NO PÓS-PARTO

No pós-parto o Yoga continua o seu trabalho, embora mais focado na mamã vai permitir equilibrar a sua saúde física e mental, garantindo as suas capacidades em cuidar do seu bebé, melhorando o seu sono, a sua produção de leite e o seu bem-estar em geral.

Quando a mulher se transforma em mãe, por vezes sente-se esquecida e acaba ela própria por se esquecer de si em prol do seu bebé.

O Yoga ajuda a mamã a perceber que a conexão entre os dois continua lá, no entanto é de estrema importância que continue a ser um ser individual que precisa de se nutrir física e emocionalmente. Só assim estará em pleno e capaz de desfrutar da maternidade.

A mamã conseguirá através desta prática encaixar-se mais facilmente no seu novo papel pois conseguira através das ferramentas de controle da ansiedade que o Yoga oferece, organizar-se encontrando tempo para todas as áreas da sua vida.

YOGA AOS 50+

O Yoga aos 50+ é um yoga no feminino e vem ao encontro da força da mulher e do seu poder, respeitando as suas mudanças físicas e emocionais.

A sociedade em que vivemos exige permanentemente que estejamos em estado de alerta para acompanharmos todas as mudanças e todas as novidades.

Neste círculo em que por vezes ficamos presas e onde o cuidar de nós própria, o sermos capazes de nos ouvirmos nem sempre é possível, deixamos a nossa identidade, a nossa feminilidade ao abandono. É crucial recuperarmos o poder de pararmos, olharmos para dentro para o nosso interior e recuperarmos o nosso poder ancestral.

As tuas ideias, as tuas opiniões são importantes e precisam ser ouvidas até mesmo por ti.

Adquiri a tua segurança e o teu amor próprio, através da prática do yoga.

Quando o nosso corpo começa a sofrer alterações é importante aprendermos a lidar com a mudança e aceitar cada nova fase da nossa vida.

Com o Yoga manténs ou recuperas a tua mobilidade física e manténs a juventude do teu cérebro.