Projeto Mulher 50+

 

O Projeto “Mulher 50+” surge de um alinhamento perfeito entre a minha formação profissional e a minha experiência pessoal.

Quando nós mulheres chegamos aos 50 anos, existem inevitavelmente mudanças a nível físico e psicológico. Na verdade, as mudanças que se verificam, atualmente, aos 50 anos não são necessariamente mudanças negativas!

Embora existam estudos a indicar que esta é a fase mais gratificante da vida de uma mulher, uma vez que nos sentimos: mais confiantes, mais seguras, mais capazes de lidar com frustrações…a verdade é que nem sempre nos sentimos assim e está tudo bem!

Vamos inevitavelmente ter dias em que experienciamos o cansaço e a ansiedade. Também o medo de envelhecer ou o de ficar doente marca esta fase.

É mais do que possível chegarmos aos 50 em plena forma física, mental e espiritual, uma vez que existem inúmeros recursos que nos podem ajudar, tais como a atividade física, técnicas de bem-estar mental/espiritual, dietas saudáveis e específicas, vigilância e prevenção de doenças.

Chegar a esta idade fez-me sentir alguns medos e ansiedades, pois estava alinhada com preconceitos e dogmas que fui absorvendo ao longo da minha vida e guardando para mim. Quando parei e estipulei o plano que realmente queria seguir daqui para a frente, foi quando toda a mudança positiva se deu efetivamente!

Sendo eu uma cuidadora por natureza e por profissão senti-me impelida a partilhar e a divulgar este meu plano de vida, criando um projeto cuja finalidade é ajudar todas as mulheres que entraram ou irão entrar nesta fase das suas vidas. Mulheres que, assim como eu, desejam sentir-se felizes, realizadas e saudáveis.

A minha formação académica e profissional permite-me fazer este acompanhamento. Sendo eu enfermeira especialista em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, tenho a capacidade de assumir intervenções autónomas em todas as situações de baixo risco entendidas como aquelas em que estão envolvidos processos fisiológicos e processos de vida normais no ciclo reprodutivo da mulher (desde o início da sua idade fértil até ao período do climatério).

O meu percurso profissional a nível hospitalar, por seu lado, trouxe-me conhecimentos e experiência prática nas áreas da: ginecologia, planeamento familiar, fertilidade e menopausa.

A nível de formação e de experiência profissional decidi expandir ainda mais os meus conhecimentos, surgindo o yoga na minha vida. Acabei por tirar o curso de professora de yoga (Vinyasa Yoga) onde a sua prática abriu para mim um novo mundo de possibilidades e escolhas! A prática de técnicas que permitem aprimorar e cuidar do físico da mente e do espírito como a meditação, o relaxamento guiado e a respiração consciente, também, me possibilitaram o acesso ao meu eu interior, a partir do qual pude recolher sabedoria. Sabedoria esta que me sinto responsável por partilhar.

Continuando a fazer sentido na minha vida tornei-me terapeuta de Barras de Access®, pois através desta terapia energética, facilito a expansão da consciência e a reorganização da mente, possibilitando à mulher, uma nova visão da vida. Desta forma torna-se mais fácil aceitar as alterações da idade e reorganizar as nossas expectativas e criar novos objetivos.

Ainda dentro da área das terapias alternativas, a reflexologia é uma outra forma de tratamento e bem-estar que utilizo. Esta técnica de massagem oriental é muito eficaz no controlo da ansiedade, na prevenção de doenças e como coadjuvante de outros tratamentos. Também a Massagem Tuina vem para te oferecer tratamento não só em ortopedia, mas também em patologias da medicina interna, desencadeando processos autorregeneradores, imunitários e analgésicos. O Reiki a Aromoterapia, e a cristaloterapia também reforçam os cuidados que ofereço.

Como a nível pessoal encontro-me nesta fase da vida, 50 anos, foi muito simples perceber que este é o meu papel. O de ajudar cada mulher a criar um lugar, um percurso, um plano para si. Nasce assim o Projeto Mulher 50+

Por vezes apenas precisamos de alguém que nos aponte um caminho, uma solução. Eu vou ajudar mulheres a sentirem-se plenas no feminino, a sentirem que pertencem a algo maior e a conectarem-se consigo mesmas, com a natureza, com o planeta, com o universo.

O Projeto Mulher 50+ engloba uma séria de serviços que permitirão à mulher garantir que a sua Menopausa esteja a vigiada, acompanhada e orientada para a obtenção de resultados positivos durante esta fase das sua vida. Será útil, também, para qualquer Mulher que deseje preparar-se para quando esta fase chegar.