Massagens

A massagem é entrar em sincronia com a energia do corpo de alguém e sentir onde ela está faltando, sentir onde o corpo está fragmentado e torná-lo completo. É ajudar a energia do corpo de modo que ela não seja mais fragmentada, não mais contraditória. Quando as energias do corpo estão alinhadas e se tornam uma orquestra, então você está completo.

(Osho. O Livro da Cura.)

A massagem é uma arte de cura e de bem-estar. O toque, a pressão, o deslizamento, promovem uma melhoria de todo o sistema circulatório, e dos outros sistemas, garantindo a cura e o restabelecimento mais rápido e eficaz de grande parte dos problemas de saúde.

A sua eficácia no controle do stress é também mais do que comprovado. O stress influencia todo o nosso organismo, pois as hormonas do stress, cortisol, adrenalina e a noradrenalina vão interferir na correta produção hormonal que oferece ao nosso corpo equilíbrio e saúde.

Quanto maior é a produção do cortisol, maior é o comprometimento do nosso sistema imunitário. Todo o nosso organismo fica desprotegido, mas também apresenta sinais de fadiga, desanimo e até mesmo depressão.

Estas hormonas do stress são produzidas nas glândulas suprarrenais estão também ligadas à sexualidade, à força de vontade, à coragem e à criatividade. Quando se encontram em desequilíbrio estas são as primeiras áreas a sofrer alguns efeitos.

O stress também é sentido pelas contraturas musculares que muitos sofrem, principalmente a nível das costas, ombros e pescoço. Muitas vezes chegam a incapacitar quer pela dor quer pela perda de mobilidade.

As massagens quer de relaxamento ou terapêuticas irão reduzir a tensão e a inflamação. Aumentam a mobilidade e permitem uma maior flexibilidade articular e amplitude de movimento. Também melhoram a circulação, fortalecem o sistema imunitário. São ainda coadjuvantes na recuperação de lesões.

Dada a sua ação tão importante a nível hormonal, é fácil entender que serão fundamentais quer na gravidez quer no pós-parto.

A gravidez necessita de baixos níveis de hormonas do stress para garantir a sua manutenção, ou seja, reduzir os casos de aborto ou partos prematuros e garantir o perfeito desenvolvimento do bebé.

Para o dia do parto também é fundamental que toda a parte hormonal esteja no seu melhor para que a gravida usufrua da experiência de um parto rápido, sem necessidade de recorrer a hormonas artificiais ou instrumentalização durante o período expulsivo.

Todo esse correto funcionamento hormonal vai também impactar no bebé, pois ele recebe as hormonas pela circulação de sangue da mãe que atravessa a placenta. Ocitocina, endorfinas são essenciais para que seja calmo e se apaixone pela sua mamã e papá.

No pós-parto irá ser crucial para o sucesso da amamentação pós a gravida necessita de relaxar para produzir mais prolactina – hormona que produz o leite.

A massagem na grávida e na mamã ajuda a aliviar as dores causadas pelas posturas que adotam, alivia também outros desconfortos, como a azia e insónia.

De um modo geral reduz a ansiedade e promove uma sensação geral de bem-estar.

Importante é também entender que a massagem aumenta a consciência corporal, permitindo aceitar as alterações corporais da gravidez, bem como conhecer e comandar partes importantes do corpo no dia do parto – O Períneo, a Pelve os seus movimentos e o seu volume.

Com o passar dos anos é importante mantermos os níveis de stress reduzidos, de forma a garantir sempre o bom funcionamento de todo o nosso organismo e do sistema imunitário pois irão ajudar quer a adiar o aparecimento da menopausa, quer a reduzir as alterações que esta irá provocar com o baixar dos níveis de produção de estrogénios.

Toda a mulher deve apostar na sua saúde física e emocional, de forma a tornar mais fácil a sua vida, enriquecendo-a com prazer, relaxamento e felicidade.

Ao envelhecermos, ao estarmos grávidas ou em pós-parto não significa que temos de aceitar as dores, os desconfortos, as desilusões, as tristezas como naturais ou merecidas. Cabe a cada uma de nós tornar a nossa vida numa maravilhosa Vida.

 

Massagens Na Gravidez e no Pós Parto
Massagens 50+