A Preparação para o parto é um tema cada vez mais debatido, no sentido de se perceber se a mulher necessita realmente de se preparar uma vez que é inerente à sua condição de Mulher o “Saber Parir”.

Será a Preparação para o Parto realmente necessária?

Acredito que a Preparação para o parto é uma forma perfeita de ajudar a Mulher a “Resgatar a sua Sabedoria de Parir”, e não de “Ensinar a Parir”.

Ao longo do tempo a trabalhar com mulheres, grávidas, mamãs e mais recentemente casais, pois cada vez mais a procura de informações chega, não só da mulher, mas também do homem, fui aprendendo o que ambos realmente necessitam para a chegada do grande dia – o dia do parto.

  • Paz e felicidade.
  • Relaxamento e foco.

Por outras palavras “Ansiedade Zero”.

Dois estados de espírito e duas ferramentas que permitem à grávida e ao casal vivenciar a gravidez de forma tranquila, favorecendo o correto desenvolvimento do bebé, e promovendo a saúde e bem-estar da mãe, e a participação ativa do pai.

Esta “Ansiedade Zero” permite favorecer a correta produção de hormonas que a grávida precisa durante a gravidez, no dia do parto e no pós-parto. 

Estas hormonas são as responsáveis pela evolução normal de uma gravidez, e por isso, promover a sua normal produção reduz os riscos de aborto, partos prematuro, pré-eclâmpsia, hipertensão, diabetes e outros. São também estas hormonas – Ocitocina, Prolactina, Endorfinas, Relaxina entre outras – que te garantem um parto rápido, sem necessidade de hormonas artificiais ou instrumentalização. A correta produção hormonal no dia do parto reduz, também, o risco de episiotomia e aumenta o sucesso da amamentação. 

Quando a Golden Hour ou Hora Dourada do parto chega todas as hormonas que irão fortalecer vínculos, diminuir riscos para a saúde do bebé e estabelecer a amamentação com sucesso, estarão presentes em abundância.

Mas de que forma ensinar a grávida a reduzir a ansiedade isto se relaciona com o “Saber Parir”?

Trazemos inevitavelmente connosco um conhecimento intrínseco, feminino, de sabedoria ancestral de “saber parir”

Esta ancestralidade reflete-se no comportamento do nosso cérebro assim que engravidamos – o que chamamos “Cérebro de grávida”.  Este cérebro de grávida advém das alterações por que passa o nosso cérebro primitivo, ou o cérebro límbico, ou ainda cérebro emocional situado no hipotálamo, e que rege as nossas emoções durante a gravidez uma vez que é o responsável por toda a produção hormonal.

Esta estrutura primitiva, na gravidez, bem estimulada e aumentada de tamanho, no dia do parto, irá conduzir a mulher por uma caminhada interior, não apenas com o seu Eu, mas também com o Ser que a escolheu, e que juntos, ao conectarem-se, conseguirão facilitar todo o trabalho de parto, até finalmente se encontrarem (ou reencontrarem).

E esta caminhada, esta conexão estabelecida ente a mulher que está a parir e o seu bebé que está a nascer, deveriam ser inatas, fáceis.

No entanto a vida que hoje levamos, o stress que cada mulher sente em torno de toda a maternidade, é enorme, é redutor.

As mulheres são altamente influenciadas pelas redes sociais, que nem sempre facilitam a vida, colocando high standards em cada etapa- na gravidez, no tipo de parto, na amamentação, no regresso à forma física.

Na minha opinião, uma opinião que reflete os desabafos dos casais, todo o processo de parir e o da parentalidade são prejudicados pelo excesso de oferta de informação, mesmo pela parte dos profissionais de saúde, que nem sempre falam a mesma linguagem nem têm as mesmas opiniões.

Vemo-nos então, numa época de excesso de informação, de excesso de informadores, muita desta informação sem ser validada por alguém presencial, alguém que possa ser um pilar para o casal e fundamentalmente que os ajude a ultrapassar toda a ansiedade e que lhes faculte todo o processo da maternidade.

Desta forma acredito que a Preparação para o Parto é uma forma perfeita de ajudar a Mulher a “Resgatar a sua Sabedoria de Parir”, e não de a “Ensinar a Parir”.

O meu conselho é que façam o vosso Plano de gravidez e de parto. Venham encontrar na Academia Telma Cabral aquilo que precisam para resgatar a vossa Sabedoria de Parir e conquistarem uma Experiência de Parto Positiva.

“O Maior dos nossos medos é sermos desmesuradamente poderosos. É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos assusta…

Marianne Williamson

Autora: Telma Cabral

02/06/2021