Será que estás preparada para engravidar, agora? Será que é o que realmente queres? Sentes que ainda não é o momento certo?

Hoje durante a minha prática de yoga, o meu Eu interior, levou-me a refletir sobre como poderei ajudar mulheres que ainda não se sentem preparadas para engravidar, mas que se sentem pressionadas para o fazer.

Todo o trabalho que desenvolvo na preparação das grávidas e casais, recai na busca de uma Experiência de Parto Positiva.

A base principal desta preparação é a redução da ansiedade, na gravidez, para que a grávida/casal criem condições físicas, mentais e emocionais para o tão esperado dia do parto.

Preparar para o dia do parto é pensar mais amplo, é pensar maior! Preparar o dia do parto começa quando o teu teste de gravidez dá positivo.

Se preparaste a tua gravidez, se cuidaste do teu útero, do teu corpo, da tua mente e do teu coração, chega agora a hora de garantir que tudo irá correr bem e que quer tu, quer o teu bebé vivenciarão 9 meses de paz, felicidade, tranquilidade, criando juntos uma conexão única que permitirá um encontro inesquecível.

Esse estado de pura tranquilidade nem sempre é fácil de conquistar!

Muitos medos, muitas dúvidas, história que ouviste contar criam um quadro de sentimentos de ideias pré-concebidas que irão em algum ponto da tua gravidez, mesmo quando não o admites, trazer sentimentos de ansiedade.

E se houver mais do que isto?

E se tu ainda não sentiste vontade de ser mãe?

E se tu achas que ainda não é o momento certo?

A causa pode prender-se com a idade, com a carreira, com muitas coisas, mas a verdade é que desvalorizamos muitas vezes as expectativas da Mulher quanto à sua fertilidade!

Num mundo tão bombardeado com as super-mamãs da internet, esquecemos a mulher, ser único e individual, de quem socialmente espera-se que engravide, que tenha o seu bebé e que isso seja maravilhoso. Mas nem sempre é assim. Algumas mulheres sentem-se pressionadas para engravidarem.

É preciso entender que gravidez não é só ter um bebé a crescer no útero.

Gravidez é um estado de transformação pessoal, quer a nível físico, mental, emocional e espíritual.

É importante que tal transformação aconteça quando a mulher quer, ou pelo menos aceita de braços abertas tal experiência.

Por vezes algumas mulheres engravidam sem planearem, mas recebem a gravidez de coração aberto, pois entendem que está tudo certo, que está tudo bem.

Mas então o que fazer numa gravidez em que te viste numa situação de pressão familiar ou social? Numa situação em que cedeste e dás tudo por tudo, pois nós mulheres somos resilientes na maternidade, e queres que ela, no fim de contas, se transforme numa experiência positiva.

Encontra quem te ajude na gestão dessas emoções, prepara-te para transformar a tua gravidez numa experiência que vale a pena ser vivida. Encontra um caminho que te conduza não pela tristeza, que te faça uma vítima, mas que te faça vencedora.

Eu posso ajudar-te!

Através do curso que desenvolvi, para a preparação, acompanhamento e apoio da mulher/casal na gravidez, durante o parto e no pós-parto, dar-te-ei as ferramentas necessárias para te tornares essa vencedora.

Assim que ficas grávida o teu o teu cérebro sofre alterações. No teu cérebro encontram-se estruturas como a hipófise e o hipotálamo que são fundamentais para o sucesso da gravidez.

Durante a gravidez o hipotálamo, situado no cérebro límbico ou cérebro emocional, que como o nome indica rege as nossas emoções, é o responsável por toda a atividade hormonal. Durante o trabalho de parto este cérebro emocional torna-se muito ativo.

Em contrapartida o neocórtex ou o cérebro racional, que é aquele que consegue desenvolver o pensamento abstrato, de ser capaz de criar e de controlar, torna-se progressivamente mais adormecido.

Consoante o trabalho de parto evolui, e o cérebro emocional “cresce”, a mulher vai lentamente mergulhando em si, na sua experiência, tornando mais íntima a sua relação com o bebé.

Nesta caminhada para o seu interior ela consegue ajudar o seu filho a encaixar e a progredir no canal de parto. Tu conseguirás entender as necessidades que o seu bebé apresenta e perceberás que posição, que respiração ou foco adotar para facilitar a sua descida até ao exterior.

Todo o trabalho que desenvolvo com os casais, permite potenciar esta nova forma de estar da mulher, pois assim que tu encontras a serenidade e a conexão com o teu bebé, entras também em sintonia contigo, trazendo até ti a capacidade de naturalmente abrandares o teu ritmo e tornares-te mais presente, experienciando na totalidade esta experiência- A experiência de um Parto Positivo.

“A gravidez é uma oportunidade preciosa para sermos conscienciosos e refletirmos. Através da consciência, temos a possibilidade de entrar em sintonia com o nosso estado interior, tornando-nos mais conscientes connosco próprios, para com o nosso bebé, e para cada momento da nossa vida.”

Deepak Chopra (Corpo, mente e espírito, na gravidez e no parto)

Autor: Telma Cabral

18/05/2021