O compromisso começa muito antes de estares grávida! Receber no teu útero uma criança foi um compromisso que aceitaste muito antes de estares grávida.⭐️

Um compromisso que não podes ignorar.

Segundo algumas filosofias e religiões a nossa vida não é apenas um espaço de tempo que começa com o nascimento e acaba com a morte. Acredita-se que apenas o corpo físico sucumbe, mas o nosso espírito vive, e avança no crescimento interior de cada vez que escolhe voltar a um corpo físico.

Esse crescimento relaciona-se com o nosso propósito para a próxima vida. O que queremos atingir, o que queremos melhorar, o que queremos oferecer ao universo, às pessoas, aos animais e ao nosso planeta.

Todo esse trabalho pessoal, feito nesta vida terrena, tem interligação com os outros seres que nesse momento também escolhem, evoluir, e por isso estar por cá. Isto significa que teremos de nascer de alguém, viver com alguém e socializar com alguém.

Essa escolha não é aliatória. Essa escolha é programada, pensada e determinada muito antes do nosso próximo nascimento.

E essa escolha não é feita apenas por nós! Quem escolhemos, muito cuidadosamente, para nossa mãe, tem que aceitar esse compromisso!

E não é apenas a escolha da mãe! Escolhemos também por quanto tempo cá estaremos.

Será um assunto para outro artigo, mas é reconfortante sabermos que as perdas gestacionais têm significado. E a dor poderá ser encarada de outra perspectiva pela mãe, facilitando o luto.

Também nos faz lembrar de que qualquer que tenha sido a idade gestacional, do filho que não chegou, ele é um filho, muito amado do qual devemos nos lembrar sempre.

Este compromisso é tão potente, tão significativo que tens de o vivenciar plenamente.

Agora que finalmente estás grávida, e que o teu bebé tão esperado cresce e se desenvolve, é importante começares a cuidar de ti e das ofertas que tens para ele.

Durante esta experiência que, muito sabiamente dura várias semanas, tens o tempo necessário para interiorizares, aceitares e te preparares para uma experiência avassaladora que termina com o nascimento de um novo ser.🌸

A gravidez e o parto são acontecimentos muito especiais na vida de uma mulher 🌸em que ela vive uma transformação pessoal onde se acrescentam papeis, neste caso a parentalidade.

Uma transformação pessoal que permite criar internamente, um canal de comunicação com o seu bebé, uma conexão tão forte onde ambos encontrarão um diálogo capaz de favorecer até o momento do parto.

Essa transformação, o ser mãe e o dar à luz, devem acontecer num ambiente que garanta segurança, tranquilidade e confiança.

Esse ambiente de parto respeitado faz parte dos direitos da mulher na gravidez e deve ser garantido pelos profissionais de saúde.

Faz parte dos sonhos da Mulher uma Experiência de Parto Positiva.

Prepara-te durante a gravidez, encontra os recursos e as ferramentas que te ajudem a garantir esta expêriencia positiva.

Esta preparação deverá ser física mas também mental e espiritual. Só assim entenderás toda a dimensão do que te irá acontecer naquele momento do parto.

Durante o parto, o teu útero abre-se deixando-te num estado tão vulnerável, de enorme transcendência, enquanto passas por mudanças no teu estado de consciência.

É maravilhoso observar o evoluir de um trabalho de parto, onde há respeito pela sua fisiologia, onde não ocorrem interferências desnecessárias, onde sabemos esperar, e a grávida vai imergindo para dentro de si mesma, esquecendo o mundo exterior. Nesse momento já nada importa, pois o seu compromisso do aqui e do agora é com ela mesma e com o seu bebé.

Ambos entreajudam-se, trocando sinais e mensagens do que precisam fazer para a evolução do trabalho de parto.

Como a mãe deve se ir posicionando, como o bebé deve ir progredindo na pelve materna…

Agora ambos reclamam o amor e o fim desta espera.

É durante este processo, que culminará no reencontro dos dois, que tu regrides aos sentimentos mais primitivos, sem racionalizações: o tempo já não existe. As horas são minutos e os minutos são horas.

Autor: Telma Cabral