Quando uma mulher engravida e acolhe um bebé no seu útero, o seu corpo e a sua mente passam por transformações significativas. Essas mudanças não apenas do âmbito hormonal, mas também do físico, emocional e energético.

Como Enfermeira parteira e Instrutora de Hypnobirthing que sou, trabalho arduamente para fazer chegar às mulheres grávidas e que pensam engravidar este conhecimento para que entendam a importância de se manterem ativas, saudáveis e tranquilas.

Trabalho com conhecimentos da ciência através da obstetrícia e do Hypnobirthing e com os conhecimentos de uma prática ancestral – o Yoga.

Por isso preocupo-me com o sucesso deste período – a maternidade – na vida de cada mulher.
E uma das formas de promover esse sucesso, de garantir uma experiência positiva de maternidade é começar por garantir uma boa prática diária de exercícios físicos e de exercícios que promovem a autoconsciência, o relaxamento e a conexão. Estas práticas ajudam a grávida a Observar. A observar com consciência o que se passa com o seu corpo e com o seu bebé.

Assim que uma mulher engravida iniciam-se alterações hormonais, que desempenham um papel fundamental na preparação do seu corpo para garantir o desenvolvimento e crescimento adequados do seu bebé.
A produção de estrogénios e progesterona aumenta para garantir o funcionamento adequado dos seus sistemas cardiovascular, respiratório e gástrico, não só para as suas necessidades, mas também para as necessidades do seu bebé.
Outra hormona, a Relaxina é libertada para tornar as articulações da pelve mais flexíveis, proporcionando espaço para o bebé encaixar e progredir durante o parto. Esta hormona tem também a função de relaxar o músculo uterino, promovendo uma distensão segura durante aproximadamente 40 semanas.

o entanto, essas mudanças hormonais não se limitam a essas áreas específicas. Elas afetam todo o corpo da grávida, desde as articulações e músculos até às mucosas e esfíncteres. Como resultado, é natural que sinta ou possa vir a sentir desconfortos físicos como dores nas costas, mãos dormentes, e outros.

Para contornar esses desconfortos, é importante implementar uma rotina de exercícios físicos que fortaleçam os músculos, hidratem as articulações e alonguem os ligamentos.

Para além disso, a prática da respiração consciente pode aumentar a sua capacidade respiratória e consciência corporal, proporcionando força, elasticidade e equilíbrio durante a gravidez e o parto.
As mudanças emocionais também são uma consequência das alterações hormonais, resultando no chamado “cérebro de grávida”.

O cérebro de grávida, é nada mais nada menos que a intensa atividade desenvolvida pelo cérebro reptiliano, o cérebro primitivo que comanda as emoções, ou sistema límbico, reduzindo a atividade do neocórtex ou cérebro racional.

Esse estado mental em que o cérebro primitivo é quem comada, pode dificultar a concentração e a memória, mas também proporcionar uma oportunidade para a conexão da grávida consigo mesma desenvolvendo a sua intuição, que a ajudará a pressentir as necessidades do seu bebé.

Ao estar conectada com o seu Eu, aprenderá a respeitar as necessidades do seu corpo, encontrará dentro de si respostas às suas ansiedades, aos seus medos, e acederá à tua sabedoria de parir.

Este estado de letargia, ou de redução da atividade mental, induz também, à conexão com o teu bebé, num diálogo silencioso, mãe e bebé, preparam-se para o dia em que finalmente se irão conhecer.

O corpo da mulher foi desenhado para dar à Luz e a sua mente contêm a sabedoria ancestral de parir. Mas este cérebro de grávida também está mais sujeito a absorver toda a informação externa, carecendo da habilidade de filtrar o que não é verdade, o que não interessa.

A ansiedade na gravidez e os medos acerca do parto são frequentes e podem ser muito debilitantes, tornando a grávida insegura e stressada.

Todas estas emoções e sentimentos são absorvidos pelo bebé, fazendo com que ele também se sinta inseguro e com medo. O stress pode mesmo diminuir a produção hormonal da gravidez e promover situações de risco, como ameaça de parto prematuro.

Supõe-se que alguns bebés decidem manter-se sentados ou mesmo sentar-se, depois de já terem estado em posição cefálica, por sentirem que pode haver perigo.

Para manter-se tranquila, feliz e saudável a grávida deve apostar num acompanhamento e preparação para o parto que lhe ofereçam um conjunto de práticas física, técnicas de respiração e mindfulness, ferramentas para controle do stress que lhe garantam esse estado de paz e de energia positiva que ela e o seu bebé necessitam.

O Hynobirthing é a técnica de eleição, que recomendo e ofereço nos meus cursos de preparação para o parto.

Todo este conjunto de técnicas, práticas e ferramentas serão igualmente úteis no dia do parto.

Todo o trabalho de parto e parto é hormonal. As hormonas do parto – o cocktail de hormonas do dia do parto, são o combustível que faz todo o processo acontecer e manter-se até ao nascimento.

A ocitocina para as contrações, as prostaglandinas para a dilatação e extinção do colo do útero, as endorfinas para relaxarem e ajudarem a grávida a controlar a dor, só são produzidas se a grávida se mantiver calma, tranquila, confiante e segura. Esta é a receita para um parto rápido, confortável, seguro.

Ao criar uma rotina de diária, de prática física, de relaxamento, de respiração própria para a gravidez, de conexão consigo e com o seu bebé, a grávida estará a trabalhar o corpo e a mente, usando a automatização que irá criar as âncoras que a ajudarão no dia do parto a manter o controle.

Através desta prática, estruturada, estará a tornar-se poderosa, estará a conquistar o seu poder feminino, estará a garantir para si e para o seu bebé uma verdadeira Experiência de Parto Positiva, estará a tornar-te uma Mamã Positiva.

A rotina diária deve começar logo pela manhã quando se levanta, pois nesta altura irá começar o dia mais relaxada, mais confiante e a energia positiva que irá trazer até si chegará também ao seu bebé, e ambos sentirão gratidão por mais um dia juntos.

Preparei um vídeo para ajudar a grávida nesta jornada.

https://drive.google.com/file/d/1BoTtFHQfvEKrAMcwbgkiL9dtEH9cdZpR/view?usp=sharing